5 de setembro de 2014

«Natureza e Cultura de mãos dadas com o Tejo»


Os mais belos recantos de Portugal não estão sempre longe da nossa porta. É o que se passa com o troço do rio Tejo entre Vila Franca de Xira e Santarém, para quem vem de Lisboa, basta menos de uma hora para encontrar o habitat natural de garças, flamingos, gorazes, e rapinas das mais variadas espécies, até a tão famosa águia pesqueira. Isto enquanto nos podemos repousar nas ilhas que o Tejo alberga. Chamadas mouchões, estas ilhas são as escalas ideais para a prática da canoagem a partir da aldeia de pescadores avieiros da Palhota, a mais bem conservada do todo o rio e em estilo palafita.
É neste cenário que a associação de defesa do ambiente Projecto Palhota Viva - Palhota é o nome da aldeia onde se situa a sede e a casa-abrigo tem vindo a desenvolver um programa de ecoturismo. E é usando os trilhos demarcados, as bicicletas de todo o terreno, a canoagem, e a observação de aves que o ajudamos a afogar o stress que a vida quotidiana provoca.
E não é preciso ser um atleta para se juntar a nós e à natureza. A aventura é um estado de espírito. Você dá "o querer" e nós damos o resto. Venha daí.

Sem comentários: